O valor da porta corta fogo

postado em: Sem categoria 0

Em todo prédio, seja ele comercial ou residencial, lá está ela. Mas ainda assim a gente quase não nota e não dá muita importância. Agimos como se ela fosse apenas mais uma porta. Na verdade, só damos importância aos equipamentos de segurança quando mais precisamos.

Mas a porta corta-fogo possui suas particularidades e é um equipamento que desempenha uma função de grande importância. E o papel principal da porta corta-fogo é conter as chamas e o calor provenientes de um incêndio, razão pela qual ela é o equipamento aplicado nas saídas de emergência e nas escadas, oferecendo um caminho seguro tanto para a fuga dos civis quanto para o acesso dos bombeiros que irão combater o fogo.

O que talvez poucas pessoas percebam é que há uma exigência para que a porta seja instalada com três dobradiças. Para sua função, é essencial que a porta corta-fogo fique sempre fechada, mas nunca trancada. Em locais de grande público como cinemas, teatros e shoppings, as portas devem possuir barras anti-pânico.

Manutenção de porta corta fogo

Como é uma porta muito utilizada, a manutenção da porta corta-fogo deve ser realizada periodicamente, afim de garantir o bom funcionamento dos dispositivos que garantem a abertura e o fechamento, e até mesmo a condição da folha da porta e a lubrificação das dobradiças e fechadura com graxa. Em perfeitas condições, o equipamento deve ser capaz de isolar a fumaça por, no mínimo, 90 minutos.

Além da porta deve-se observar também a saída de emergência ou rotas de fuga. Não utilize esse espaço para guardar materiais que possam atrapalhar a boa circulação do local, utilizando-o como uma espécie de depósito temporário, colocando bicicletas, lixeiras ou qualquer outro objeto que venha a atrapalhar a passagem das pessoas no caso de um grave acidente.

Caso o seu condomínio seja antigo, sem espaço para uma escadaria de emergência, consulte o Corpo de Bombeiros local para a escolha de uma melhor solução. Faça a sua parte e certifique-se que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros do seu condomínio está em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *